Parece um terrível pesadelo: ossos humanos empilhados e espalhados no chão, crânios revestindo as paredes e olhandopara os visitantes. Não é nenhum pesadelo, porém: nas igrejas, catedrais e câmaras subterrâneas em todo o mundo, os ossos de milhões de mortos saúdam os visitantes. Os terríveis quartos, conhecidas como ossários, servem como local de descanso final de restos humanos, muitas vezes devido aos cemitérios superlotados. Eles existem por razões diferentes, mas é uma espécie de fascinação macabra para nós, vivos. Estes sete exemplos de ossários abaixo, nos faz lembrar de que a vida é passageira, mas uma parte de nós ainda "vive" neste mundo quando não mais estivermos aqui.
1 - Ossuário de Sedlec, República Tcheca
Sem dúvida uma das coleções mais incríveis de ossos humanos no mundo, o Ossuário de Sedlec na República Checa é diferente de qualquer outra coisa. A pequena igreja na periferia de Kutna Hora é repleta com restos mortais de mais de 40.000 pessoas. Em 1278, um abade chamado Henry fez uma peregrinação ao lugar onde Jesus foi sepultado e trouxe de volta uma pequena quantidade de terra. Ele espalhou essa terra sobre o cemitério de Sedlec, tornando-o uma terra santa. De repente, esse era o lugar mais popular para enterrar seus entes queridos. Quando o cemitério estava lotado, os corpos anteriormente sepultados foram desenterradas, a partir de 1511, para dar espaço para os mais recentemente mortos.
Em 1870 os ossos escavados foram utilizados quando um carpinteiro local, František Rint, foi contratado para organizar a enorme quantidade de ossos de uma forma atraente. Rint provou ser um verdadeiro artista, criando a arte com osso mais incrível que o mundo já viu. Um brasão de armas na parede mostra um corvo bicando um crânio, o candelabro de ossos de tirar o fôlego usa cada osso do corpo humano pelo menos uma vez, as paredes e o teto são enfeitados com cordas envoltas de ossos e crânios. A capela é uma igreja cristã, e não um culto ou ritual satânico como muitos a consideram. Os ossos em exposição foram simplesmente retirados do solo para permitir que mais cristãos pudessem ser enterrados no "solo sagrado".
2 - Santa Maria della Concezione, Roma, Itália
Santa Maria della Concezione é um maravilhoso exemplo, afinal nem todos vêem a morte como algo a ser temido. A igreja apresenta os restos mortais de mais de 4.000 frades capuchinhos dispostos em manifestações artísticas. Alguns corpos estão completos e trajando vestes dos Capuchos, mas a maioria foram desmontados e são apresentados individualmente em projetos como os ossos artístico. Uma placa na capela informa os visitantes em três idiomas "O que você é agora, nós fomos uma vez, e o que somos agora, você ainda será." É um lembrete de que a vida é passageira e que qualquer um de nós podemos morrer a qualquer momento. Ao invés de ser macabro ou terrível, a lembrança é suave e positiva, lembrando-nos de cuidar de nossos assuntos de hoje e sermos os mais corretos possível.
3 - Ossuário de Brno, República Tcheca
O Ossuário de Brno ficou esquecido por centena de anos sob a Praça de São Jacó. Quando um novo projeto de construção foi marcado para começar na área, em 2001, uma escavação arqueológica exploratória de rotina foi realizada. O que apareceu foi além do que todos imaginavam. Os restos de cerca de 50.000 pessoas foram encontradas no canal subterrâneo. Os corpos foram desenterrados provávelmente de cemitérios para liberar espaço para mais enterros. Eles foram, empilhadas ordenadamente, mas séculos de abandono e cheias deixou uma grande pilha bagunçada. A cidade começou então a restauração do local e planeja abrir ao público em 2010 ou 2011, será o segundo maior ossuário Europa. E embora seja repleto de cadáveres, o ossuário não será um lugar para se perder na morbidade ou tristeza, mas sim, será um lugar ideal para meditar sobre a relação entre a vida ea morte.
4 - Capela dos Ossos, Évora, Portugal
A Capela dos Ossos está junto à Igreja de São Francisco e é uma grande atração turística em Évora. Como os ossuários acima, o objetivo não é para assustar, mas sim para inspirar os visitantes a contemplar a natureza transitória da vida. A Capela dos Ossos foi criada no século 16 para lidar com excesso de cemitérios e locais para comunicar a inevitabilidade da morte.
Uma das características mais visíveis da capela são dois corpos dessecados - um homem e uma criança - pendurados por correntes da parede. Segundos histórias contadas pelo povo local, eles são pai e filho que libertaram a mãe do mal e foram amaldiçoados.
5 - Capela de caveiras, Czermna, Polónia
A história da Capela de caveiras (ou Kaplica Czazek) é quase mais interessante que a exposição real dos restos humanos nesta igreja polonesa. Entre os anos de 1776 e 1804, um padre tcheco e um coveiro local passaram longas horas exumando corpos das inúmeras valas na área Czermna. Eles descartaram os crânios mais interessantes (aqueles com buracos de bala, doenças, ou dos políticos), e levaram o restante para a capela. Eles encontraram ao cavar alguns lugares pelo bairro, cerca de 24.000 esqueletos. A maioria deles foram enterrados sob a capela, mas os ossos de cerca de 3000 pessoas adornam a capela em que o padre tcheco gostava de chamar um "santuário de silêncio."
6 - Catacumbas de Paris
O muro de ossos na catacumba sob Paris é sem dúvida o mais famoso, e sem dúvida o maior ossário subterrâneo do mundo. A partir do século 18, auperlotação nos cemitérios de Paris estavam causando doença generalizada entre os habitantes. Foi decidido que os mortos seriam enterrados em um sistema de túneis sob a cidade, e o longo processo de mover todos eles começaou. Quando os ossos foram originalmente amontoados e etiquetados, os funcionários franceses preceberam que as catacumbas poderiam se tornar uma grande atração turística. Os ossos foram arrumados e organizados em mostra de bom gosto, com pilhas de tíbias e caveiras formando encantadoras paredes macabras. Infelizmente, um incidente de vandalismo em setembro de 2009 obrigou funcionários a fecharem as catacumbas para visitação pública por tempo indeterminado.
7 - Torre de caveiras de Nis, Sérvia
A torre de caveiras na Sérvia é unica coleção de ossos desta lista que realmente foi feita para amedrontar e aterrozirar quem a vê.
No entanto, o terror proporcionado pela torre era para um inimigo a muito tempo atrás. Em 1809, o exército rebelde sérvio sofreu um derrota significativa em sua busca pela liberdade do Império Otomano. O comandante do exército turco condenou os chefes dos sérvios a serem cortados e montados sobre uma torre para alertar qualquer um que tentasse lutar contra o Império. Um total de 952 fizeram parte da Torre do crânio, mas em decorrência da deterioração anos e membros da família têm reivindicado a maioria dos crânios, somente 58 continuam atualmente, e uma capela foi construída para proteger a torre. Hoje ela é um monumento aos sérvios bravos que lutaram pela sua independência.
Adaptado de weburbanist
É uma bela coleção de crânios, uh?
"O que você é agora, nós fomos uma vez, e o que somos agora, você ainda será."
Cara, superrrrr interessante sua postagem, vi no gafanhoto e valew muito apena ler e principalemnte ver as fotos, Parabéns!
"O que você é agora, nós fomos uma vez, e o que somos agora, você ainda será."[2]
Vlw Lauro, bom saber que agradou. O assunto apesar de tenebroso é interessante.rs
Abraços
De nada.
Realmente é um pouco tenebroso, mas acho que é isto que torna mais interessante, fiquei com vontade de conhecer estas catedrais, especialmente a dos monges dessecados, é algo macabro e belo mas que nos traz um sentimento e uma reflexão sobre nossa vida.
Pois é Lauro, pelo que li a respeito a idéia é exatamente essa. Mas acho que se eu fosse ficariam com um sentimento de quero sair logo daqui.rs
Abraços
Parabéns pela reportagem. Apesar de ter visto meio tarde.
Prentendo ir ano que vem para a Europa e certamente será um dos meus destinos as Catacumbas de Paris e algumas ao redor de Roma.
Gostei particularmente das artes feitas com os ossos, estilo cálice e luminárias e o cadáver do pai e filho dissecado. Mostra a mentalidade da época onde provavelmente o pai e o filho foram mortos porque acreditaram que a "maldição" da mãe passou para eles e ficou como exemplo pra comunidade.
Obrigado e parabéns mais uma vez pela reportagem.
Abraço