sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Os primeiros do mundo - Invenções e descobertas

1. A primeira camera digital do mundo (1975), Criado pelo engenheiro da Kodak Steve Sasson

Em dezembro de 1975, o engenheiro Steve Sasson Kodak inventou algo que, décadas mais tarde, iria revolucionar a fotografia: os mundos primeira câmera digital. Era do tamanho de uma torradeira, e capturava imagens em preto e branco com uma resolução de 100 × 100 - ou 0,01 megapixels na terminologia de hoje. As imagens eram armazenadas em fita cassete, levando 23 segundos para gravar. A câmera utiliza um ADC da Motorola, uma lente de uma câmera de filme Kodak e um chip CCD Semiconductor da Fairchild - a mesma tecnologia que as câmeras digitais usam ainda hoje. Para reproduzir as imagens, um computador de configuração especial e leitor de fita (foto abaixo) foram construídos, produzir as imagens granuladas em uma TV normal. Demorava mais 23 segundos para ler cada imagem da fita.

Os primeiros do mundo

2. Motel Inn - O primeiro motel do mundo (1925)

O Motel Inn, em San Luis Obispo, Califórnia, é o primeiro motel do mundo. Foi construído em 1925 pelo arquiteto LA Arthur Heineman que projetou um hotel destinado a motoristas, ao lado da rodovia que liga São Francisco a Los Angeles, na Califórnia, nos EUA. Como o público-alvo do estabelecimento eram pessoas que viajavam de carro, Heineman juntou os primeiros fonemas de "motor" (de carro) aos últimos de "hotel" para compor o nome de seu projeto: Milestone Motel (atualmente Motel Inn). Naquela época, uma noite de estadia era US $ 1,25. Heineman não conseguiu pagar a taxa de registro de marca, então seus concorrentes puderam usar a palavra "motel" que ainda é usada até hoje.

Os primeiros do mundo


3. O primeiro carro conceito do mundo (1938): Buick Y-Job

Desenhado em 1938 pelo famoso designer General Motors, Harley Earl, o Buick Y-Job é considerado pela maioria o primeiro carro conceito. O carro tinha acionamento faróis escondidos , enfeite no capô, pára-choques envolventes, etc.

Os primeiros do mundo


4.O Primeiro romance do mundo (1007): Contos de Genji

Apesar de não haver provas concretas a respeito da autoria desta obra, uma mulher que fazia parte da corte da imperatriz em finais do Século X e princípios do Século XI, chamada Murasaki Shikibu, geralmente é considerada a autora do livro. É largamente considerado como o primeiro romance literário do mundo.A leitura do manuscrito é considerada bastante difícil, inclusive por pessoas do Japão, devido a diversos fatores. Primeiro, durante o período Heian, a realeza considerava de bom gosto falar citando ou parafraseando refrões ou poesias. A obra foi escrita para, ou seja, dirigindo-se às mulheres da realeza do período Heian, uma época em que a prática geral era não se referir a uma pessoa diretamente pelo seu nome. Justamente por isso é que no livro os personagens masculinos são chamados por seu cargo, ou título, qualificação, etc. enquanto que as mulheres recebem sua identidade baseado em seus trajes, sua relação a algum personagem importante ou mesmo as primeiras palavras proferidas por uma mulher ao entrar em cena.

Os primeiros do mundo


5. O primeiro Web Server e Web Site do mundo (1990): um computador NeXT no CERN

Info.cern.ch era o endereço do primeiro e absoluto site e servidor web do mundo o , rodando em um computador NeXT no CERN. O endereço do primeiro site era http://info. cern.ch/hypertex t/WWW/TheProject .html, feito por Tim Berners-Lee.

Os primeiros do mundo


6. A primeira motocicleta do mundo (1885)

A primeira motocicleta foi projetada e construída pelo inventor alemão Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, em Bad Cannstatt (Stuttgart) em 1885. Foi essencialmente uma bicicleta motorizada, foi também o primeiro veículo movido a petróleo .

Os primeiros do mundo


7. O primeiro Raio-X(1895): A mão da esposa de Rntgen

Em 1895 Wilhelm Conrad Rntgen, professor de Física da Universidade de Würburg na Alemanha, estava fazendo experimentos com descargas elétricas em tubos de vidro evacuado. Em 1895 Wilhelm Rntgen foi sozinho à noite fazer seus experimentos, desta vez no escuro, e notou que um brilho foi produzido na parede, e ele sabia que não tinha sido causado por fluorescência ou luz visível. Ele chamou essas novas de "X" ou se você preferir; raios não identificado "raios-X". Após vários meses brincando com a sua descoberta, ele notou que se colocasse objetos no caminho dos raios sombras criavam imagens na parede. Logo depois ele usou uma placa fotografica e pediu para que sua esposa, Frau Rntgen, colocasse a mão no caminho dos raios-X, Saiu dai a primeira imagem de raio-X do mundo. Em 1901 Wilhelm Rntgen recebeu o primeiro Prêmio Nobel de Física por essa descoberta.

Os primeiros do mundo


8. O primeiro mouse do mundo (1964): Douglas Engelbart

O primeiro mouse do mundo iro computador foi feito por Douglas Engelbart, em 1964, consistia em duas rodas de engrenagem posicionadas perpendicularmente entre si - permitindo o movimento de um eixo. de forma ergonomica, com um botão grande - e é feito de madeira.

Os primeiros do mundo


9. O primeiro MP3 Player do mundo (1998): MPMan 32MB

Lançado em 1998, o Eiger Labs MPMan foi o primeiro tocado MP3 do mundo, tem 32MB de memória interna - expansível até 64MB. Disponível nos modelos F20 e F10, este player você pagaria meros US $ 69 + envio. Ele mede 91 x 70 x 16,5 mm.

Os primeiros do mundo


10. O primeiro Microprocessador do mundo (1971): Intel 4004

Em novembro de 1971, uma companhia chamada Intel apresenta publicamente o primeiro microprocessador do mundo, chip único, o Intel 4004 (E.U. Patente # 3.821.715), inventado pelos engenheiros da Intel Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor. Embora projetado originalmente para ser um componente de calculadoras, o 4004 logo encontrou muitos usos. A Intel iniciou um processo que logo fez alguns outros fabricantes de chips a embarcar em projetos para desenvolverem firmemente os microprocessadores mais capazes, o que gerou a tendência que criou as indústrias multibilionárias dos microprocessadores e dos microcomputadores atuais.

Os primeiros do mundo

Postado por Filhote de Pombo | 21:54 | 4 comentários »

Feed

Comentários
4 Comentários

4 comentários

  1. seuhipocrita // 20 de novembro de 2009 23:05  

    Lembro desse blog como era antigamente...

    mudou bastante!
    pra melhor, óbvio.

    rs

    Abraços e sucesso.

  2. Filhote de Pombo // 21 de novembro de 2009 12:34  

    Opa mto obrigado... é que meus filhotes estão crescendo.rs

    Abração

  3. Gabriela // 27 de novembro de 2009 18:41  

    Olá, este post está nos links Tensos da semana. ;)

  4. Leonardo T. Oliveira // 28 de novembro de 2009 12:44  

    No século II d.C. já eram escritos romances em grego.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails