terça-feira, 13 de abril de 2010

Veja a herança que ficou para as futuras gerações no Vietnam

Imagens impressionantes e tristes mostrando crianças deformadas em decorrência do uso das armas químicas usadas fartamente pelos EUA, durante a Guerra do Vietnã. O exército norte-americano despejou sobre o Vietnã, desde 1961 (com a aprovação do presidente John Kennedy) até 1971, cerca de 80 milhões de litros de herbicidas. Entre eles, o mais utilizado, devido à sua terrível eficácia, foi o Agente laranja, que é uma combinação de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T, sendo que a síntese deste último gera um subproduto cancerígeno, a Dioxina tetraclorodibenzodioxina, considerada uma das substâncias mais perigosas do mundo.
O impacto ecológico do uso dessas armas químicas foi catastrófico para a cobertura vegetal e para a população que habitava a região.

Mais de 40 anos depois da guerra, a dioxina produzida pelo Agente Laranja continuava biologicamente ativa. E, atualmente, as concentrações encontradas em várias regiões do Vietnã superam de 400 vezes o limiar de toxicidade, conforme evidenciado pela Canada Hatfield Consultants.

A dioxina foi culpada pela alta incidência de doenças de pele, malformações genéticas, câncer, incapacidades mentais e outros problemas que afetam a população vietnamita (e ex-militares dos EUA). Milhares de crianças nasceram com problemas de pais que não foram expostos ao herbicida durante a guerra, mas que comeram alimentos contaminados por ele. Como de praxe, a maioria das vítimas pertence às famílias mais pobres [15].

Em 2005, a Associação Vietnamita do Agente Laranja moveu uma ação judicial contra as companhias químicas norte-americanas produtoras do Agente Laranja. Mas o juiz federal, Jack Weisntein, não acolheu a queixa, alegando que não havia, nos autos do processo, "nada que comprovasse que o Agente Laranja tenha causado as doenças a ele atribuídas, principalmente pela ausência de uma pesquisa em larga escala".

Curiosamente, em 1984, uma ação judicial movida por veteranos de guerra norte-americanos contra as mesmas companhias, pelos mesmo motivos, resultou em um acordo de 93 milhões de dólares em indenizações aos soldados.

Só espero que de uma forma ou de outra, os responsáveis por isso tenham sido condenados. As imagens são fortes, se não se sentir confortável não as veja.

Herança do Vietnam

Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam
Herança do Vietnam


Fonte: Wapedia

Postado por Filhote de Pombo | 18:09 | 5 comentários »

Feed

Comentários
5 Comentários

5 comentários

  1. Sentimental ♥ // 13 de abril de 2010 21:07  

    q coisa triste.

  2. Tadeus Ferrante // 14 de abril de 2010 04:41  

    Não dá pra voltar no tempo e consertar tudo, mas dá pra ajuda no presente as pessoas que sofrem e garantir um futuro melhor, mas se isso fosse feito por todas as nações, descobririamos muitos podres e um exemplo disso é a Igreja Católica, que matou milhões por crenças loucas.

  3. Jr amarula // 18 de abril de 2010 11:44  

    Por isso que eu ODEIO americano..Bando de fdp q se acham donos do mundo... Espero ansiosamente o dia que aquele povo se foda por completo...gananciosos prepotentes desumanos...

  4. Anônimo // 18 de abril de 2010 17:56  

    Deus hoje esta pesando sua poderosa mão sobre os EUA por causa dos erros do passado. Morei 6 anos nos EUA e conheci de perto a arrogância dos americandos !!!

  5. Anônimo // 21 de agosto de 2010 15:00  

    Esse juiz Jack Weisntein é um filho da Puta, como ele deu essa sentença.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails