sábado, 30 de julho de 2011

Saiba a origem do nome de 10 gigantes empresas de tecnologia

Você sabe de onde vieram os grandes nomes de sucesso das gigantes empresas de tecnologia? Segue abaixo uma pequena lista, algumas origens curiosas, outras criadas sem querer, enfim com certeza aparecerão outras histórias diferentes dessas.

1 - Apple

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

Maçã era a fruta favorita de Steve Jobs (co-fundador) e ele também havia trabalhado em um pomar de maçãs. No momento de escolha do nome, eles procuraram escolher algo que pudesse manter distante nomes que pudessem refletir algo "frio, inacessível, e imagens complicadas criadas por empresas naquele período."

2 - Hewlett Packard

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome vem, porque os dois fundadores Bill Hewlett e David Packard, concordaram que a empresa iria usar o sobrenome de ambos, mas o dilema era saber se ele chamaria de "Hewlett Packard" ou Packard Hewlett", para decidirem jogaram a moeda e você já sabe quem ganhou.

3 - Sony

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome vem da junção da palavra latina sonus (som, sônico) com o termo inglês sonny-boy (Rapaz bonito e inteligente) formando assim o nome Sony - So("SO"nus, que significa som)e Ny (Son"ny" que significa bonito e inteligente).

4 - Compaq

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome Compaq foi derivado de "Compatibility and Quality" (compatibilidade e qualidade em inglês, uma vez que a Compaq produziu um dos primeiros computadores IBM PC compatível.

5 - Yahoo!

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

A designação "Yahoo" foi criada em 1994, por Filo e Yang, inspirados no povo Yahoo, rude e imperfeito, inventado por Jonathan Swift na obra As viagens de Gulliver. Yahoo é também um retro-acrônimo da expressão inglesa "Yet Another Hierarchical Officious Oracle.

6 - Motorola

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

A Motorola começou como a Galvin Manufacturing Corporation em 1928. O nome da empresa mudou para Motorola em 1947, mas a palavra tem sido usada como marca registrada desde os anos 30. A empresa é baseada em Schaumburg, Illinois, um subúrbio de Chicago.

O fundador Paul Wault Galvin veio com o nome Motorola quando sua empresa começou a produzir rádios para carro (várias empresas que produziam fonógrafos, rádios e outros equipamentos de áudio no início do século XX usavam o sufixo "-ola", sendo os mais famoso a vitrola e a radiola; também havia um equipamento de edição de filmes chamado Moviola).

7 - Intel

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome Intel vem da contração de Integrated Electronics Corporation. A empresa foi fundada em 1968 por Gordon Moore e Robert Noyce. Originalmente, eles pensaram em batizar a companhia como Moore-Noyce, mas desistiram da idéia rapidamente, pois o nome soava parecido com a expressão more noise (mais barulho) em inglês. Por fim, a dupla decidiu-se pelo nome INTegrated ELectronics Corporation, ou em sua versão contraída, Intel Corporation.

8 - Hotmail

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O criador do Hotmail, o indiano Sabeer Bhatia queria um nome que envolvesse a palavra 'MAIL', ou seja, correio. Pensou muito e, então surgiu o nome HoTMaiL com base nas letras da sigla HTML.

9 - Microsoft

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome vem da a junção de duas palavras: Microcomputer e Software. Ou seja, além de tornar a companhia mundialmente famosa, o nome Microsoft também diz, mesmo que indiretamente, qual a atividade praticada pela empresa. Se a ideia para o nome foi de Bill Gates, não há como afirmar, mas que a marca pegou, disso ninguém duvida.

10 - Google

Origem dos nomes das 10 gigantes da tecnologia

O nome Google foi escolhido por causa da expressão googol, que representa o número 1 seguido de 100 zeros, para demonstrar assim a imensidão da Web.
Segundo o documentário do Biography Channel sobre os criadores do Google, quando o primeiro investidor da empresa passou um cheque de 100 mil dólares perguntou a que ordem o devia passar. Brin e Page disseram que estavam a pensar dar o nome de "Googol" à empresa, mas o empresário, possivelmente por ignorância, escreveu "Google", obrigando, assim, a que a empresa tivesse este nome.

Fontes:
googlediscovery.com
Wikipedia
yahoo.com
10puntos

Postado por Filhote de Pombo | 17:37 | 1 comentários »

Feed

Comentários
1 Comentários

1 comentários

  1. Thiago // 3 de outubro de 2011 09:45  

    O da apple tá faltando muita coisa!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails