quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Chips de computador poderão ser até 1.000 vezes mais rápido, já em 2013. Porém, tudo isso depende de uma cola.

A IBM e a 3M anunciaram ontem que firmaram uma parceria para desenvolver um novo tipo de “cola” eletrônica. Ela seria usada para construir pilhas de semicondutores – os chamados chips 3D.



Espera-se, com isso, poder criar smartphones e PCs até 1.000 vezes mais rápido do que os de hoje e já estaria no mercado em 2013.
A empresa, 3M, já faz colas e adesivos super resistentes ao calor utilizados na indústria aeroespacial, mas as colas hi-tech criadas juntamente com a IBM realmente podem ser o passo fundamental para o próximo salto evolutivo na computação.
As tentativas até hoje de empilhar os chips na vertical, enfrentam sérios problemas de superaquecimento. A nova cola poderia conduzir o calor das pilhas de silício para longe dos circuitos lógicos que poderiam queimar pela alta temperatura. O objetivo é a formação dos "sanduíches" (pilhas de silício) com até 100 camadas.



"Este material se encaixa embaixo dos chips de computador quando estão ligado a placas de circuito impresso - a única parte que nós estamos fazendo é que a nossa cola conduza o calor até a borda do "sanduíche", disse Mike Bowman, gerente de marketing da 3M. "Nossa cola vai espalhar o calor de forma mais uniforme pelo chip.



"Nós acreditamos que podemos avançar, e criar uma nova classe de semicondutores -. Mais rápido, com baixo consumo de energia, ideal para os tablets e smartphones", disse Bernie Meyerson, vice-presidente da IBM.
Ambas as empresas não falam sobre uma data de lançamento para a nova tecnologia, mas nos sites de tecnologia especula-se de que já seria possivel o lançamento em 2013.
A cola, ou adesivo, liga até 100 chips e conduz calor para longe dessas recém formadas “torres” de silício. Quando finalizada, a tecnologia permitirá a criação de microprocessadores com mil vezes mais capacidade do que os PCs de hoje.

Fontes:
info.abril.com.br
dailymail.co.uk
cnet.com

Postado por Filhote de Pombo | 11:55 1 comentários »

Feed

Comentários
1 Comentários

1 comentários

  1. Pop Blogs // 17 de dezembro de 2011 08:26  

    Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

    Conheça também o novo agregador Pop Blogs que está bombando na internet: http://www.popblogs.net

    Divulgue quantas postagens você quiser (não há limites), sem fila de espera, tenha seus links divulgados em nosso site, aumente muito mais suas visitas diárias e obtenha o sucesso de seu blog!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails